LogoUT

Capes financia até R$ 15 milhões para realização de eventos científicos

07/11/2019

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) publicou o edital para o Programa de Apoio a Eventos no País (Paep) que financiará até R$ 15 milhões em eventos científicos e tecnológicos. As propostas devem ser submetidas até o dia 3 de dezembro exclusivamente por meio de sistema eletrônico, em formulário específico, disponível no endereço https://inscricao.capes.gov.br/individual.

É necessário que o evento tenha relevância para o Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG), seja de curta duração, realizado no Brasil, e que envolva professores, alunos e pesquisadores, podendo ter abrangência nacional ou internacional. Além disso, deverá ocorrer entre 1° de março e 31 de julho de 2020.

Para apresentar a solicitação de apoio financeiro ao evento, o proponente deverá ser presidente da comissão organizadora ou presidente da sociedade/associação científica promotora do evento e ter currículo cadastrado e atualizado na Plataforma Lattes.

O Paep tem os objetivos específicos de apoiar a divulgação da produção científica e tecnológica no país, incentivando a inovação e a geração de conhecimentos, de parcerias e de produtos; promover a melhoria da qualidade da produção científica e tecnológica nacional; fortalecer a cooperação científico-acadêmica por meio de eventos destinados à pós-graduação e parceiros internacionais; e incentivar a integração entre docentes, pesquisadores e discentes de pós-graduação.

As propostas passarão por quatro fases de análise (técnica, mérito, priorização e classificação) até a divulgação do resultado.

Em 2019, a Capes apoiou 885 eventos científicos e tecnológicos pelo Programa.
 

Redação – Secretaria de Comunicação Social / CEFET-MG