LogoUT

Metodologia criada em Leopoldina mapeia dificuldades de alunos

06/11/2019

O trio de estudantes Luiza Helena Oliveira, Lucas Henrique Rodrigues, Carlos Eduardo de Souza, do campus Leopoldina, foi premiado com o terceiro lugar na categoria “Modelo Didático” na Mostra Específica de Trabalhos e Aplicações (Meta), que foi realizada de 9 a 13 de setembro. A pesquisa que rendeu a premiação consistiu no desenvolvimento de uma metodologia interativa para mapear as principais dificuldades enfrentadas por alunos do Ensino Fundamental na disciplina de Matemática; esse mapeamento leva a um diagnóstico, que permite ao professor propor um reforço personalizado ao aluno e/ou à turma.

Mais que servir de instrumento de avaliação do aprendizado dos alunos, explica Matusalém Martins, orientador da pesquisa, a metodologia, que utiliza o Ambiente Virtual de Aprendizagem (Moodle), estimula que o aluno tenha a responsabilidade em se autoavaliar. “O sistema permite que o próprio estudante possa realizar avaliações periódicas e participar dos programas de estudos até que se sinta mais seguro quanto ao aprendizado dos conteúdos requeridos”, diz. Ainda segundo o orientador, com a metodologia, “espera-se que o número de reprovações seja reduzido e, até mesmo, o desempenho dos alunos seja melhor e mais interativo com a disciplina”.

Sobre a premiação na Meta, Matusalém acredita que é mais uma motivação para que o grupo dê continuidade na pesquisa. “No próximo ano letivo, espera-se aplicar está técnica nas turmas ingressantes no CEFET-MG."
 

Redação – Secretaria de Comunicação Social/CEFET-MG