LogoUT

Aula magna de mestrado trará palestra sobre intervenção humana no Planeta

10/09/2019

“O homem está deixando sua pegada no Planeta?”: a partir dessa reflexão o curso de mestrado em Tecnologia de Produtos e Processos receberá, em sua aula magna, palestra proferida pela professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Graciela Arbilla de Klachquin, no dia 17 de setembro (terça-feira, 14h), no campus I.

Nas últimas décadas, o homem tem se convertido em uma força geológica, competindo com as forças naturais, no impacto e na modificação do sistema da Terra. Na apresentação, será realizada uma breve revisão sobre essa intervenção humana dos pontos de vista geológico, ambiental e químico. Segundo a pesquisadora, que é professora do Instituto de Química da UFRJ, o amanhã depende, em grande medida, das ações para otimizar a relação do homem com o meio ambiente.

Serão discutidas as diferentes abordagens para identificar o início do Antropoceno, termo proposto pelos cientistas Paul Crutzen e Eugene F. Stoemer, em 2000, para descrever esse novo tempo e enfatizar o papel preponderante do homem na geologia e na ecologia.

Produtos e processos


O mestrado em Tecnologia de Produtos e Processos evidencia a convergência de áreas do conhecimento como meio ambiente, biotecnologia, alimentos, engenharia e química. Estruturado em uma única área de concentração (Tecnologia de Produtos e Processos) o curso visa promover a interdisciplinaridade entre as linhas de pesquisa “Sustentabilidade de Processos e Controle Ambiental” e “Desenvolvimento de Produtos e Processos com Potencial Biotecnológico”. O curso é ofertado no campus VI do CEFET-MG (Av. Amazonas, 5.855, Gameleira, BH).



Aula Magna do curso de mestrado em Tecnologia de Produtos e Processos
Antropoceno: o homem está deixando sua pegada no Planeta?
Professora Pesquisadora Graciela Arbilla de Klachquin - Instituto de Química / UFRJ
17 de setembro (terça-feira) - 14h
Auditório do campus I do CEFET-MG (Av. Amazonas, 5.253, Nova Suíça, BH)
Formulário de inscrições
 

Redação - Secretaria de Comunicação Social / CEFET-MG
Notícia originalmente publicada em 30 de agosto de 2019, às 13h01