LogoUT

Equipe de Divinópolis participa de seletiva nacional de esporte orientação

Tue Mar 12 15:20:00 BRT 2019

Oito alunos da equipe de Divinópolis do programa de extensão Azimute Norte compõem a delegação de Minas Gerais que participa, entre os dias 15 e 17 de março, da seletiva nacional para o Campeonato Estudantil Mundial de Orientação. A seletiva será realizada em Brasília (DF) e é organizada pela Confederação Brasileira de Desportos Estudantis (CBDE) e pela Confederação Brasileira de Orientação (CBO). Durante a competição, as organizações irão selecionar dez estudantes para representar o Brasil durante o campeonato mundial, a ser realizado entre 29 de abril e 5 de maio na Estônia.

Como conta a coordenadora do Azimute Norte, professora Nádia Cristina Mello, os estudantes do CEFET-MG estão empenhados nos treinos e preparativos para a competição. No último dia 5, alunos, professores e pais se encontraram para a realização de mais um treno, com a organização do Clube de Orientação de Divinópolis (CODIV). “Os alunos de Divinópolis treinam com afinco, dedicação, força e muita garra para superar as deficiências e representar bem a Instituição e o nosso Estado”, afirma Nádia. Entre os objetivos do treino, estiveram técnicas como passo duplo, navegação, mudanças rápidas de direção, uso de mapa branco, entre outras. “Foi um sucesso, pode-se ver a evolução a cada dia dos alunos. A presença dos pais e da equipe de coordenadores do programa de extensão os motivou muito”.

Inclusão

Estudantes de Divinópolis também estão envolvidos no Campeonato Brasileiro de Orientação Pre-O 2019. Os alunos de Engenharia Mecatrônica Vinicius Almeida Gonçalves e Marcus Vinicius de Oliveira Gama compõem a equipe organizadora do campeonato, que será realizado em Bom Despacho (MG), entre 26 e 29 de junho.

Pre-O significa Orientação de Precisão, uma modalidade do esporte que permite que pessoas com deficiência de locomoção também possam participar das atividades. Bastante difundida na Europa, a modalidade vem sendo desenvolvida no Brasil com a finalidade de inclusão. No CEFET-MG, em 2017, o Azimute Norte realizou a primeira atividade da orientação de precisão no campus Araxá, que prepara novas atividades para 2019. Em Divinópolis, a equipe busca adequações na sua área para realização desta modalidade. Segundo Nádia Mello, “por isto é importante a participação dos nossos alunos na equipe organizadora, pois estarão aprendendo como organizar uma pista com todos os quesitos técnicos e de segurança”.

A Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais (Feemg) foi responsável por selecionar a equipe que irá representar Minas Gerais e vai fornecer o ônibus que conduzirá a delegação a Brasília.

Saiba mais

Seletiva para o Campeonato Mundial Escolar de Orientação
 

Redação – Secretaria de Comunicação Social / CEFET-MG