LogoUT

Estudantes do CEFET-MG podem se inscrever na Olimpíada de Biologia

Tue Mar 12 15:07:00 BRT 2019

O Departamento de Ciências Biológicas do CEFET-MG recebe inscrições dos estudantes do ensino médio da Instituição, que tenham até 19 anos (até 01/07/2019, inclusive) a participarem da XV Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB), organizada pelo Instituto Butantan, em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

Segundo as professoras do Departamento Leila Saddi e Mariana Drumond, é importante o incentivo para a participação dos estudantes como forma de estimular o projeto educacional da Instituição, tanto pelas experiências que terão realizando as provas objetivas como pela oportunidade que vivenciarão em atividades práticas, numa instituição renomada de pesquisa (Instituto Butantan) sob a orientação de pesquisadores e professores cientistas. “Certamente, esses estudantes despertarão para a ciência, o que contribuirá definitivamente para a vida profissional desses jovens, seja no setor de trabalho profissional, seja na academia”, concluem.

A Olimpíada consiste em três fases, sendo a primeira fase municipal composta por uma prova objetiva, com 30 questões que será realizada no campus I do CEFET-MG, no dia 22/03, das 14h às 18h, nas salas 421,422,423. Essa fase tem caráter eliminatório e classificatório. A segunda fase estadual será uma prova objetiva, com 120 questões e será realizada no dia 28/04, das 9h às 13h, em local a ser definido.  A fase é eliminatória e classificatória. Já a terceira fase federal será uma capacitação prática ministrada por pesquisadores e educadores do Instituto Butantan. Essa fase classificatória será realizada no Instituto Butantan, de 20/05 a 26/05, das 8h às 17h. No final das três fases, oito estudantes brasileiros são selecionados para representar o Brasil em Olimpíadas Internacionais de Biologia.

Os 15 primeiros colocados na segunda fase receberão medalha de ouro; do 16° ao 60° colocados, medalha de prata e ganharão medalha de bronze do 61° ao 150° colocados. Será agraciada com o Troféu Menina da Biologia 2019 a menina melhor classificada na segunda fase e o Troféu Escola Pública o estudante melhor classificado, matriculado em escola da rede pública.

As inscrições podem ser feitas pelo link

 


Redação – Secretaria de Comunicação Social / CEFET-MG