LogoUT

Evento debate mulheres, imigração e direitos humanos

12/03/2019

No mês das mulheres, a Coordenadoria de Gênero, Relações Étnico-Raciais, Inclusão e Diversidades (CGRID) promove, com o apoio da Secretaria de Relações Internacionais, o evento “Mulheres em movimento 2019” nos dias 14 e 15 de março (quinta e sexta-feira), no campus I do CEFET-MG (Av. Amazonas, nº 5.253 – Nova Suíça).

Com o tema “Mulheres, imigração e direitos humanos”, a programação é composta pela roda de conversa “Olhares cruzados: perspectivas e percepções”, na quinta-feira; e pela exibição do filme “Ouvrir la voix”, na sexta-feira.

8 de março

O Dia Internacional da Mulher foi oficializado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1975, porém, antes disso, vários fatos históricos são relacionados a data. Entre eles, a marcha de 15 mil mulheres (New York – 1909) por melhores condições de trabalho e o incêndio ocorrido em uma fábrica (New York – 1911), que culminou com a morte de 125 mulheres pela falta de segurança no ambiente fabril. A data representa a busca por igualdades sociais e políticas entre os gêneros.


Mulheres em movimento

Olhares cruzados: perspectivas e percepções - Roda de conversa com alunas do CEFET-MG de diferentes nacionalidades
14 de março (quinta-feira) – 17h
Arena do Grêmio – campus I

Exibição do filme Ouvrir la voix, 2018 (Direção de Amandine Gay) – Filme sobre as mulheres negras oriundas da história colonial europeia na África e nas Antilhas
15 de março (sexta-feira) – 18h
Prédio escolar, sala 330 – campus I