LogoUT

Fórmula Cefast ganha primeiro lugar em competição nacional

Thu Dec 06 15:13:00 BRST 2018

A equipe Fórmula Cefast conquistou o 1º lugar geral, na categoria combustão, da 15ª Competição Fórmula SAE Brasil. O evento aconteceu de 29/11 a 02/12 em Piracicaba (SP) e, com o resultado, os estudantes do CEFET-MG estão classificados para o Formula SAE Michigan 2019, nos Estados Unidos. Na categoria elétrica, o evento premiou a equipe Unicamp E-Racing, da Universidade Estadual de Campinas.

Segundo João Vitor Pizarro, estudante de Engenharia Elétrica e capitão da equipe, a equipe teve um resultado de destaque nas provas dinâmicas: das quatro, o Fórmula Cefast ficou em primeiro lugar em três: aceleração, autocross e enduro. A equipe do CEFET-MG também ficou em primeiro na apresentação de projetos. A competição é estruturada em provas dinâmicas e estáticas, em que são avaliados aspectos da construção do carro, como seu custo e manufatura, projetos e componentes utilizados; além de inspeção técnica, testes de aceleração, frenagem e corrida.

Mesmo em momentos de dificuldade, conta João, a equipe soube se organizar e resolver os problemas a tempo. “Tivemos algumas dificuldades no teste de frenagem, foi duro ajustar o freio para passar”, explica o capitão. “Além disso, aconteceram alguns problemas antes das provas dinâmicas que nos atrapalharam e atrasou bastante, mas ainda assim a equipe conseguiu resolver a tempo de fazer todas as provas”. O trabalho recente do Fórmula mostrou frutos: o piloto Ricardo Ervilha, estudante de Engenharia Mecânica, lembra que nesta competição a equipe conquistou o 1º lugar no enduro, prova que a equipe não conseguiu completar em suas últimas duas corridas (nos Estados Unidos, em junho, e no SAE Brasil, em 2017). Isso tudo, tendo o desafio de ter participado de duas competições no mesmo ano. “Tivemos menos tempo para preparar para a competição nacional, devido ao processo de exportação do carro”, afirma Ricardo. “Tivemos menos de um mês para construir o carro, e pouco tempo de testes”.

A equipe agora foca seus esforços na Formula SAE Michigan 2019. “As expectativas para Michigan são de buscar conhecimentos para melhorarmos nossa equipe, e tentar uma colocação entre os 20 primeiros colocados”, espera Ricardo. João Vitor lembra que a competição em Michigan é a mais disputada dos Estados Unidos, recebendo equipes do mundo inteiro. “Esperamos poder competir ao lado dessas equipes”, afirma. “Trabalharemos duro nesse período para melhorar os ajustes do carro e o conteúdo das apresentações”.
 

Piloto profissional testa carro produzido pela Equipe Fórmula Cefast

O carro desenvolvido pelos estudantes da Equipe Fórmula Cefast será testado por Sérgio Sette Câmara Filho, piloto de automóveis de Belo Horizonte, que disputa atualmente o Campeonato de Fórmula 2 da FIA, pela Carlin Motorsport e é piloto reserva da McLaren. O encontro com os estudantes irá acontecer na quarta-feira, 12, no Kartódromo RBC Racing, uma pista de corridas para kart, localizada em Vespasiano. A ideia é a de que o piloto Sérgio dê dicas para aprimorar os conhecimentos da equipe e para melhorar o carro de competição.

A Equipe Fórmula Cefast, fundada em 2005, faz parte do Núcleo de Engenharia Aplicada a Competições (NEAC) que foi criado para apoiar a realização de projetos, montagens e disputa de competições por parte dos alunos da Instituição. “O NEAC está muito afinado com o que se pretende em formação em engenharia, que é desenvolver habilidades e competências diversas não só profissional, mas das relações interpessoais e lideranças”, ressalta o diretor geral do CEFET-MG, professor Flávio Santos.
 

Redação – Secretaria de Comunicação Social / CEFET-MG
 

Fórmula Cefast é primeira em competição nacional e segue para corrida nos EUA

Compartilhe essa galeria: