LogoUT

Festival reúne competições de atletismo no campus I

16/05/2016

No próximo sábado, 21 de maio, acontece a edição de 2016 do Festival de Atletismo, evento organizado pelo Departamento de Educação Física (DEFISD) do campus I (Unidade Belo Horizonte). Cerca de 500 alunos do ensino médio competirão em três categorias: corridas (90m, 200m, 1000m e revezamento 4x60m), arremesso de peso e saltos (distância, triplo e altura).

Segundo o professor Maurício de Azevedo Couto, o Festival representa uma continuação do módulo de atletismo nas aulas de Educação Física. “Os estudantes aprendem as técnicas de execução das corridas, saltos e arremessos”, explica. “As aulas são também a oportunidade de aprendizagem das características do Atletismo, como primeira modalidade esportiva olímpica, baseada em movimentos naturais”.

Realizado desde a década de 1970, o Festival de Atletismo tem uma receptividade muito boa, de acordo com Maurício. Podem competir alunos de todas as turmas do ensino técnico de nível médio e há premiação para os três melhores participantes de cada modalidade. As turmas com melhor desempenho também são premiadas, com a participação em um evento de lazer organizado pelo DEFISD.

Para o professor Maurício Couto, o Festival de Atletismo é uma competição esportiva amistosa com viés pedagógico. “Ele constitui uma oportunidade de congraçamento entre os(as) alunos(as), em um contexto de disputa essencialmente educativa”, conta. “Ao mesmo tempo, representa um desafio para os participantes, geralmente estreantes nesse tipo de evento”.

A programação do Festival de Atletismo começa às 8h no complexo esportivo do campus I.

Secretaria de Comunicação Social / CEFET-MG