LogoUT

Setenta anos de Educação Física no CEFET-MG

20/11/2015

A comunidade cefetiana comemorou, na noite dessa quarta-feira, dia 18, os 70 anos da Educação Física no CEFET-MG e os 50 anos de idealização e construção do Departamento de Educação Física e Desporto (Defisd). A cerimônia aconteceu no auditório do campus I e contou com a presença de professores e técnicos-administrativos, atuais e aposentados, além de alunos, ex-alunos e familiares.

Os seis docentes que deram início à trajetória da Educação Física na Instituição receberam homenagem especial: Theodomiro Marcellos e Sylvio José Raso, que foram os primeiros professores de Educação Física contratados em 1945; Gilson Sant’Anna, contratado em 1957, que articulou a estrutura do Departamento; Fernando Campos Furtado (Fernandão), Luiz Afonso Teixeira de Vasconcelos e Almeida e Januário Schmidt de Andrade, contratados em 1965, integraram a primeira equipe liderada pelo professor Gilson. Os três primeiros, já falecidos, foram representados por seus familiares.

Todos os 76 professores e os 27 técnicos-administrativos que fizeram parte da história do Departamento foram convidados. Estiveram presentes também a vice-diretora do CEFET-MG, professora Celeste Costa; a diretora de Educação Profissional e Tecnológica, professora Carla Chamon; o diretor do campus I, professor Wanderlei Ferreira de Freitas e o diretor da Unidade Curvelo e professor de Educação Física, Adriano Gonçalves. O chefe do DEFISD, professor Vitor Guimarães, em seu discurso, compartilhou algumas das experiências de trabalho nos vários campos de atuação da Educação Física. O professor lembrou da importância de se valorizar o humano nos processo educacionais que têm lugar no CEFET-MG, fazendo uma analogia com a tragédia ambiental ocorrida, recentemente, em Mariana (MG).

 

Apresentações

O evento contou com a participação do coral do CEFET-MG, sob a regência do professor e maestro Lukas D’oro; com a apresentação do Grupo de Dança do CEFET-MG, On The Beat, coordenado pela professora Valéria Cupertino e coreografado pelos próprios alunos dentro dos Programas Pedagógicos Especializados (PPEs) do Plano de Ensino da Educação Física na instituição; e com a apresentação de dança típica argentina, Boleadoras, pela professora do IFMG campus Ouro Preto, Ana Flávia Leão. Ao final, foi aberta a exposição Memórias Fotográficas do Defisd, no hall de entrada do prédio administrativo, organizada pelas professoras Gabriela Villela Arantes e Dallila Tâmara Benfica.

Para o presidente da comissão dos 70 anos, professor Jhon Halrey Madureira Marques, é importante recuperar a memória histórica, valorizando a experiência de quem passou pelo CEFET-MG . “Perde-se muito nas transições. É primordial desejar que a instituição evolua como uma corrida de revezamento, em que umas pessoas passem o bastão para as outras, sabendo que outras mais virão”, vislumbrou.

O professor explica que, dos conteúdos escolares, o Desfid foi o primeiro departamento do CEFET-MG. No final da década de 30, as atividades físicas eram esporádicas e não existiam professores contratados para essa finalidade, cujo nome, na época, era ginástica. “Desde o início, cada professor, aluno, servidor que passou por esse departamento teve seu papel e todos ajudaram a construir essa história”.

Secretaria de Comunicação Social / CEFET-MG

  • imprimir
  • Compartilhe:
  • 1371
  • Visualizações: