LogoUT

Araxá sedia 11ª edição dos jogos Intercampi

22/06/2015

Em cinco dias de atividades, o Intercampi reuniu mais de 400 alunos de todas as Unidades do CEFET-MG.

“Mostrar as atividades da educação física da Instituição, fomentar o relacionamento entre os alunos dos cursos técnicos e possibilitar oportunidades de integração.” Com esses objetivos, a Unidade do CEFET-MG em Araxá recebeu, entre os dias 17 e 21 de junho, a 11ª edição dos jogos Intercampi, segundo o presidente da Comissão Organizadora do evento, professor Sérgio Cardoso Barcelos.

Tradicional evento da Instituição, os jogos reuniram alunos dos cursos técnicos e servidores das Unidades de Araxá, Belo Horizonte, Contagem, Curvelo, Divinópolis, Leopoldina, Nepomuceno, Timóteo e Varginha e, durante cinco dias de atividades, mobilizaram 414 alunos e cerca de 35 servidores (entre docentes e técnicos-administrativos).

Nos dias de atividades, os estudantes puderam competir em três modalidades de jogos: vôlei (masculino e feminino), basquete (masculino e feminino) e xadrez (masculino e feminino). De acordo com o professor Sérgio, cada Unidade do CEFET-MG competiu, em média, com 42 alunos.

O evento foi concluído na tarde deste domingo (21) e a premiação seguiu o espírito dos jogos do Intercampi: a confraternização. “O evento não tem como característica diferenciar vencedores de perdedores na hora dos prêmios, buscamos tão somente a confraternização, tanto que os alunos competem a mesma quantidade de jogos e todos recebem medalha e troféu por participarem”, enfatiza o professor.

E, de fato, foi a unidade do CEFET-MG a grande vencedora dessa edição, marcada desde a abertura com apresentação de Taikô (cultura milenar japonesa que está ligada ao compartilhamento de emoções por meio de sons de tambores), passando pelos dias de jogos, até o encerramento (com exibições em telão dos melhores momentos do 11º Intercampi).

Os resultados do evento surpreenderam os organizadores. Segundo o Presidente da Comissão, professor Sérgio, essa foi uma das melhores edições que ele acompanhou desde o seu ingresso no CEFET-MG. “A organização foi perfeita, a logística com transportes das delegações foi adequada, conseguimos alocar todos os representantes das Unidades em um mesmo hotel, a arbitragem foi educativa, a atuação dos professores foi muito boa e o pessoal do nosso restaurante universitário trabalhou com muito afinco para atender a todos”, comemora.

Também participaram da comissão organizadora os professores Ailton Vítor Guimarães (Belo Horizonte) e Júlio César Nogueira Jesualdo – Pulê (Leopoldina). O Intercampi foi aberto à comunidade externa, que pôde prestigiar os jogos durante o período.

Intercampi

Os jogos Intercampi do CEFET-MG tiveram sua primeira edição no ano de 2005, no Câmpus I – Unidade Belo Horizonte e os alunos puderam participar de quatro modalidades de jogos: basquete, futsal, handebol e vôlei. Naquele ano, a Instituição contava apenas com os Câmpus I e II (Belo Horizonte) e as Unidades de Araxá, Divinópolis e Leopoldina.

Com o passar dos anos e a inauguração de novas Unidades, o evento ganhou ainda mais força e os jogos passaram por algumas modificações, mantendo sua periodicidade anual. Agora, a cada ano são realizadas duas modalidades de quadra e uma de salão, alternando entre futsal/hadebol/ tênis de mesa com basquete/ voleibol/ xadrez.

Mais

Imprensa araxaense repercute os jogos:

Jornal A Voz de Araxá destaca os campeonatos de xadrez

11ª edição do Intercampi é noticiada pelo Jornal Araxá

 

Secretaria de Comunicação Social/CEFET-MG
Com informações da Assessoria de Comunicação Social da Unidade Araxá