LogoUT

Qualidade de vida para os servidores do CEFET-MG

19/05/2015
Crédito: Marianna Drumond/CEFET-MG Crédito: Marianna Drumond/CEFET-MG

Preocupada com a saúde e o bem-estar de professores e técnicos-administrativos do CEFET-MG, a Superintendência de Saúde e Relações de Trabalho (SSRT) criou o programa Qualidade de Vida, uma série de projetos direcionados aos servidores da Instituição, de atividades físicas, passando por orientações de carreira, até cuidados médicos.

Em abril, por exemplo, teve início o projeto “Passo Certo”, com intuito de incentivar a prática de atividades físicas no Câmpus I do CEFET-MG (Unidade Belo Horizonte) e prevenir doenças. Às terças e quintas-feiras, das 18h45 às 19h45, um grupo de servidores, sob orientações da fisioterapeuta Isabella de Oliveira Nascimento, tem feito caminhada e outras atividades aeróbicas na pista de atletismo do Complexo Esportivo.

Segundo a fisioterapeuta, 32 servidores, entre professores e técnicos-administrativos, estão inscritos no Passo Certo. “Antes de dar início às atividades, houve avaliação físico-médica, com medição de peso, altura, circunferências, flexibilidade muscular... E pude perceber, de maneira geral, indicativos de sobrepeso e sedentarismo”, explicou Isabella. Com base nessas informações, ela trabalha adequando as atividades a todos. “O mais difícil é conciliar a mesma atividade para pessoas e necessidades diferentes. Mas tenho priorizado não só a caminhada, mas o trabalho com os grandes grupos musculares, membros superiores e inferiores, abdômen...”, conta. Ainda de acordo com Isabella, a atividade física no ambiente de trabalho pode trazer inúmeros benefícios: “diminuir o adoecimento e, consequentemente, o absenteísmo, melhorar a disposição para o trabalho, bem como o desempenho”.

Outros projetos do Qualidade de Vida

Em consonância com o Passo Certo, o projeto Controle da Hipertensão Arterial, para controle da pressão alta e diabetes, teve início em maio. Há ainda projetos fora do âmbito físico, como o de preparação para aposentadoria.

Para participar dos quaisquer dos projetos, entre em contato com Superintendência de Saúde e Relações de Trabalho (SSRT) pelo 3319-7084.

Mais

Projeto para reduzir a pressão arterial

Secretaria de Comunicação Social / CEFET-MG
 

  • imprimir
  • Compartilhe:
  • 1870
  • Visualizações: