LogoUT

Quase 500 pessoas presentes no FestAtletismo

09/05/2015
O Complexo Esportivo recebeu atletas e torcidas do ensino médio técnico (Crédito: Júlio Sardinha) O Complexo Esportivo recebeu atletas e torcidas do ensino médio técnico (Crédito: Júlio Sardinha)

Começou neste sábado (9), o FestAtletismo, festival de atletismo para comemorar os 70 anos da Educação Física no CEFET-MG, realizado no Câmpus I (Unidade Belo Horizonte). Planejado e executado pelo Departamento de Educação Física e Desporto (DEFISD), o evento contou com a participação de, aproximadamente, 500 alunos inscritos em três categorias diferentes: atleta, torcida e auxiliar de organização.

O FestAtletismo foi dividido em duas partes: a primeira, realizada neste sábado, contou com sete modalidades – 1.000 m, 100 m, salto triplo, arremesso de peso (masculino), 500 m, 100 m, arremesso de peso (feminino); a segunda será no dia 23 de maio e vai contar com mais sete modalidades – 200 m, salto em altura, salto em distância (masculino), 200 m, salto em altura, salto em distância (feminino) e revezamento 4 x 60 (misto).

Segundo a coordenadora geral do FestAtletismo, professora Wanilde Mary Ferrari Auarek, como um dos principais objetivos do evento é fomentar a integração entre os alunos do ensino médio técnico por meio da atividade física, houve mudança no formato tradicional da competição com premiações individuais para os três primeiros lugares. “Decidimos inovar com um sistema de pontuação coletivo; dessa forma, queremos colocar a competição a serviço da participação, da alegria, do construir um encontro feliz”, ressaltou.

Nesse sentido, explica Wanilde, a classificação será para os dez primeiros lugares em três categorias: turma, curso e classificação geral (soma das provas masculinas, femininas, mistas e da torcida). “Nos últimos três anos, nós, professores, temos conversado sobre mudar a fórmula de disputa e resolvemos, a partir desta edição, fazer uma classificação pós-evento coletiva por turma, curso e geral.”

Guilherme Costa de Mattos, aluno do 1º ano de Eletrônica, aprovou o novo formato: “Une mais os alunos e as turmas e torna a competição mais coletiva”, opinou. Ele participou da prova dos 1.000 m e vai disputar o salto em altura.

A segunda etapa do FestAtletismo será no dia 23 de maio (sábado), a partir das 13h. Confira o regulamento e a programação do festival.

Secretaria de Comunicação Social / CEFET-MG