LogoUT

CEFET terá dez alunos nos Jogos Nacionais dos Institutos Federais 2014

02/09/2014
Equipe masculina de revezamento 4x100m rasos do CEFET-MG Equipe masculina de revezamento 4x100m rasos do CEFET-MG

Dez alunos do CEFET-MG vão representar a Instituição nos Jogos Nacionais dos Institutos Federais 2014 (JIF 2014), em Natal (RN), de 19 a 24 de setembro, no Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). Ataliba Rodrigues Júnior, Júlio César Lima, Igor Marques de Araújo, Matheus Resende Guedes e Plínio Melo Guimarães (xadrez por equipe); André Luís da Silva, Fábio Alves Pereira, Marcus Vinnícius dos Santos e Matheus Francelino dos Santos (atletismo – 4x100m rasos); e Danielle Loreto Assis (atletismo – 400m rasos) são as esperanças de medalha para o CEFET-MG.

A chance de disputar o JIF 2014 em Natal (RN) veio após a conquista do primeiro lugar na etapa da região sudeste, realizada em julho deste ano, em Guarapari (ES), em que o CEFET-MG enviou cerca de 130 alunos distribuídos em oito modalidades no masculino e no feminino.

Segundo Marcus Vinnícius dos Santos, da equipe de atletismo 4x100m rasos, eles vêm se empenhando nos treinos. “Estamos treinando três vezes por semana, duas horas por dia. Vai ser bem difícil, vamos competir contra as melhores equipes do país; mas esperamos um bom resultado”, afirmou o aluno do curso de Mecânica. Outro membro da equipe 4x100m André Luís da Silva lembra uma dificuldade: “Fazemos de tudo para conciliar a rotina de estudos e de treinos”.

Sobre essa questão, o professor de educação física do CEFET-MG Vitor Guimarães fala do esforço dos alunos. “Se eles têm esses ótimos resultados com poucas condições, imagina se houvesse mais tempo para treinar, uma equipe de especialistas (médicos, fisioterapeutas) por conta deles...”, ressalta Guimarães. O professor destaca ainda a presença do esporte na vida dos alunos. “Certamente, vai fazer uma diferença enorme na formação deles”.

Xadrez: oportunidade de integração e aprendizado

Vencer é importante e recompensatório, mas no xadrez, outras questões são mais relevantes, explica Ataliba Rodrigues Júnior, da equipe de xadrez do CEFET-MG. “No fim do jogo, sempre voltamos à última jogada e trocamos ideias com o adversário, discutindo possíveis saídas. Outra prática comum é o cumprimento entre os jogadores, antes e após as partidas”, explica o xadrezista. Nesse sentido, Júlio César Lima, outro membro da equipe de xadrez, lembra: “Ganhei muita experiência nos campeonatos. Xadrez não é só mover as peças, é preciso saber coordenar os movimentos. Antes, eu não tinha essa noção”.

Mais

A delegação do CEFET-MG no JIF 2014 em Natal (RN) vai ser composta pelos professores Raimundo Ansaloni (representante da Instituição), Diego Borba (atletismo), Wanilde Auarek (xadrez) e, é claro, pelos alunos.

Os jogos são promovidos pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) com o apoio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec – MEC).

Ainda mais

CEFET-MG participa da etapa Sudeste dos Jogos dos Institutos Federais (JIF)

Secretaria de Comunicação Social / CEFET-MG