LogoUT

Letras

Apresentação

O curso de graduação em Letras, aprovado em 2009, pretende preparar o profissional para lidar com as relações entre linguagem e tecnologia. Além dos tradicionais eixos dos estudos linguísticos e literários, são ofertados estudos de técnicas, de processos e de produtos de edição. O curso mantém interfaces com a área da Computação, da Administração e da Comunicação, dado seu cunho tecnológico. Assim, privilegia a formação de profissionais capazes de lidar com diferentes mídias e tratarem projetos para vários tipos de publicação.

Objetivo do Curso

O curso de graduação em Letras, com ênfase em Tecnologias de Edição, objetiva formar profissionais preparados para o tratamento de textos originais e sua publicação, tendo em vista as diversas tecnologias de leitura e escrita, de natureza impressa e digital. Visa, ainda, à formação de mediadores da circulação da produção literária, artística cultural e científica, de produtores de conhecimento e de pesquisadores na área.

O Profissional

O profissional irá empregar, com perícia, a língua portuguesa, especialmente, e línguas estrangeiras, eventualmente, tanto na leitura quanto na produção de textos (incluindo edição e revisão). Irá utilizar, de forma eficiente, os recursos informáticos e outros que venham existir em prol da melhor interação entre as pessoas. Irá, a partir do reconhecimento das demandas sociais e organizacionais, facilitar o processo comunicativo em suas relações com as tecnologias da edição, sejam elas tradicionais ou novas.

Campo de Atuação

Os profissionais, ligados ao campo da edição, poderão atuar como editores e revisores de textos em diversos suportes e diferentes mídias. Poderão, também, atuar como gestores e assistentes editoriais, assessores culturais, leitores críticos no campo da literatura e de outros como resumos, resenhas, apresentações, textos de capa de livros, textos de revistas, textos que acompanham edições sonoras, audiovisuais e de multimídia, textos para publicações digitais, tratamento de textos didáticos e paradidáticos, textos de compilação, de documentação técnica, de crítica e de criação literária.

Turno
Noturno

Duração
4 anos

Vagas
40 vagas semestrais

Unidade
Belo Horizonte (Câmpus I)