LogoUT

Engenharia de Materiais

Apresentação

O Curso de Engenharia de Materiais, implantado em 2008, foi o primeiro curso na área específica de materiais em instituições federais de ensino superior no estado de Minas Gerais. A criação do curso se deu em virtude da crescente ascensão, sobretudo no Estado, dos segmentos de mineração e siderurgia e das indústrias que processam ou fazem uso de materiais metálicos, poliméricos, cerâmicos, compósitos, semicondutores e biomateriais.

Objetivo do Curso

Capacitar profissionais que se diferenciem por agregar habilidades e competências para exercer, com excelência, atividades, principalmente, relacionadas a projetos, desenvolvimentos e aplicação dos diversos materiais de engenharia empregados na indústria moderna. Isso pode ser traduzido em um profissional com profundo conhecimento da interligação dos seguintes aspectos: processamento, estrutura, composição química e propriedades dos diversos materiais, objetivando uma performance mais adequada para atender a situações específicas.

O Profissional

O Engenheiro de Materiais deve apresentar sólida base de conhecimentos em matemática, física e química, além de domínio das especificidades das disciplinas profissionalizantes. Interesse nos aspectos humanísticos, liderança, motivação, trabalho em equipe e administração de conflitos são algumas das habilidades desenvolvidas; assim como a sintonia com aspectos econômicos vigentes, noções de direito do trabalho, comercial, administrativo e tributário, noções de ecologia e legislação ambiental.

Campo de Atuação

A partir de uma base multidisciplinar, o profissional desenvolve novas tecnologias e materiais aplicados à engenharia. De forma pragmática, o Engenheiro de Materiais poderá formular e resolver problemas relacionados à indústria; planejar, supervisionar e coordenar projetos; atuar na área de ensino e pesquisa; padronizar e controlar a qualidade de produtos e processos de fabricação; desenvolver e aplicar modelos físicos e matemáticos na solução ou adequação de situações; realizar assistência técnica, assessoria, consultoria, perícia, avaliação, laudo, parecer técnico e coordenar equipe de instalação, montagem, operação, reparo ou manutenção de equipamentos.

Turno
Diurno, exceto nono e décimo períodos

Duração
5 anos

Vagas
40 vagas semestrais

Unidade
Belo Horizonte (Câmpus I)