LogoUT

Trabalhos do CEFET-MG são apresentados na Mostra Inova Minas Fapemig

Wed Sep 13 09:25:00 BRT 2017

Evento é grauito e acontece de 15 a 17 de setembro, na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte


Pesquisas e trabalhos realizados por professores e alunos do CEFET-MG serão apresentados na terceira edição da Mostra Inova Minas Fapemig que será realizada nos dias 15, 16 e 17 de setembro, no Circuito Liberdade. A programação promete atrair pessoas de todas as idades que terão a oportunidade de interagir com pesquisadores e esclarecer dúvidas sobre os projetos de pesquisa, participar de oficinas de robótica e cubo mágico, entre outras atividades. O evento é totalmente gratuito.

A Mostra busca divulgar, na sociedade, o esforço realizado pelas universidades, centros de pesquisa e empresas para o desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação no Estado de Minas Gerais.

O evento é realizado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), com apoio do Sistema Mineiro de Inovação (Simi) e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes). A abertura acontecerá às 9h30, nos Jardins do Palácio da Liberdade.

O CEFET-MG estará presente

Mostra de Resultados
Serão apresentados 40 projetos de universidades, centros de pesquisa e empresas de Minas Gerais. Escolhidos a partir de uma seleção, os projetos mostrarão resultados de estudos que podem ter impacto na vida das pessoas. Os quatro melhores, escolhidos por um júri e pelos visitantes, receberão mentoria para negócios e participarão da Finit – Feira Internacional de Negócios, Inovação e Tecnologia.

Desses 40 projetos, cinco são do CEFET-MG: “ECOFET – Eficiência Energética”, “SIGNWEAVER: plataforma digital para criação de dicionários terminológicos para a Língua Brasileira de Sinais”, “Modelagem computacional de célula multijunção para sistema de produção fotovoltáica com concentração”, “VAPOR SAT – Climatizador pessoal” e “Uso de jogos como atividades de fixação e revisão de conteúdos de literaturas de Língua Portuguesa”.

Torneio de Cubo Mágico

O estudante do CEFET-MG, Pedro Roque ministrará uma oficina de cubo mágico. Pedro cursa Engenharia Elétrica, no campus II em Belo Horizonte, e é campeão sul-americano do esporte, que envolve raciocínio lógico e conhecimentos matemáticos.

A oficina acontecerá junto com a Copa Inova Minas, primeira competição oficial de cubo mágico realizada em Belo Horizonte. Registrado na Associação Brasileira de Cubo Mágico, o torneio é válido para a classificação no World Cube Association (WCA). Serão sete categorias de disputa, com prêmio para os três primeiros colocados na categoria 3x3.

Oficinas e campeonato de programação

Professores do CEFET-MG oferecerão oficinas variadas de programação: appinventor, scratch, photoshop e criação de memes são alguns dos temas. Não há restrição de idade e as inscrições serão feitas no local do evento, com uma hora de antecedência. Também serão realizados campeonatos de programação, com troféus para os três primeiros colocados em cada categoria (ensino médio e ensino superior).

Mostra de resultados: Grupos de excelência

Minas Gerais possui 13 redes de pesquisa cadastradas na FAPEMIG que reúnem pesquisadores de diferentes instituições, incluindo o CEFET-MG, que estudam temas importantes e com grande potencial de impacto. Alguns deles estarão apresentando seus principais resultados.
 
PROGRAMAÇÃO GERAL 

Conheça os projetos do CEFET-MG selecionados para o evento

CEFET-MG tem cinco trabalhos selecionados para a Inova Minas-2017

Projeto analisa conversão de energia solar em energia elétrica

Equipe produz carros que aproveitam melhor a energia

Dicionário para surdos é selecionado para Mostra Inova Minas

Tempo quente e seco são o foco de climatizador pessoal

Campus Divinópolis desenvolve jogos para aprendizagem de literatura
 

 

Secretaria de Comunicação Social / CEFET-MG