LogoUT

CEFET-MG terá mestrado profissional em Matemática a partir de 2018

Mon Jul 10 15:02:00 BRT 2017

A Instituição vai integrar a Rede do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat)

A Comissão Nacional do Profmat e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) aprovaram a proposta do CEFET-MG para integrar a Rede do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat), formada, atualmente, por 67 instituições de ensino superior. Com isso, a partir de 2018, o CEFET-MG vai oferecer o mestrado profissional em Matemática, curso gratuito e com a oferta inicial de 20 vagas.

O Profmat é um programa de pós-graduação stricto sensu em Matemática, reconhecido pelo Ministério da Educação, que tem como objetivo proporcionar formação Matemática aprofundada relevante ao exercício da docência no Ensino Básico, visando dar ao egresso a qualificação certificada para o exercício da profissão de professor de Matemática.

De acordo com o diretor-adjunto da Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação do CEFET-MG, professor Rodrigo Cardoso, a proposta de inclusão do CEFET-MG à Rede do Profmat foi estruturada por um quadro docente formado por quatorze professores, sendo dez lotados no Departamento de Física e Matemática e quatro na Coordenação de Matemática e Desenho Básico. Todos são doutores, com experiência em ensino de Matemática. “Com a aprovação, o CEFET-MG torna-se o primeiro campus do Profmat a funcionar em Belo Horizonte, e este é o primeiro curso de mestrado do CEFET-MG com conceito 5”, ressaltou Cardoso.

Para o diretor-geral do CEFET-MG, prof. Flávio Santos, a aprovação do Mestrado em Matemática é um marco importante. “Trata-se do décimo curso de mestrado do CEFET MG, sendo o primeiro mestrado profissional. Terá início com um grupo muito qualificado chancelado pela Capes, pela SBM e pelo IMPA. Certamente vai criar um bom ambiente de pesquisa, de formação e de produção acadêmica na área da Matemática que resultará brevemente em mais um doutorado”, disse.

A Rede do Profmat é coordenada pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), com apoio do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA).

Edital

O edital do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat) foi publicado nesta segunda-feira (17). Candidatos interessados no programa devem realizar o Exame Nacional de Acesso (ENA), que acontece no dia 21 de outubro. As inscrições são realizadas pela internet, no site http://www.profmat-sbm.org.br, entre os dias 1º de agosto e 15 de setembro. Confira o edital.

Secretaria de Comunicação Social/CEFET-MG
 

  • imprimir
  • e-mail
  • Compartilhe:
  • 2652
  • Visualizações: