LogoUT

Edital da Capes seleciona projetos para intercâmbio entre Brasil e França

Fri Mar 17 09:27:00 BRT 2017

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) divulgou o Edital nº 4/2017, referente ao programa CAPES/Cofecub, que seleciona projetos para fomentar o intercâmbio entre instituições de ensino superior e institutos ou centros de pesquisa e desenvolvimento públicos brasileiros e franceses. A ideia é estimular o intercâmbio científico entre Brasil e França e a formação de recursos humanos nos dois países. Os projetos deverão ser inscritos exclusivamente pela internet até o dia 23 de maio, mediante o preenchimento do formulário de inscrição e o envio de documentos eletrônicos.

Serão selecionados até 30 projetos conjuntos nas diversas áreas de conhecimento para início das atividades a partir de 2018. A proposta deverá conter planejamento de atividades em módulos anuais, sendo a duração máxima de financiamento de quatro anos.

O coordenador do projeto deve ser brasileiro nato ou naturalizado ou estrangeiro com visto permanente no Brasil, com título de doutor há pelo menos cinco anos, vínculo empregatício com uma Instituição de Ensino Superior e credenciamento em um programa de pós-graduação com curso de doutorado recomendado e reconhecido pela Capes.

Os itens financiáveis pelo projeto abrangem as missões de trabalho, recurso para material de consumo e serviços de terceiros, sendo o valor limite de até R$ 140 mil. Estão previstas também missões de estudos aos projetos selecionados nas modalidades doutorado sanduíche e pós-doutorado.

O resultado está previsto para ser divulgado em dezembro.
 

Secretaria de Comunicação Social / CEFET-MG