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Curso de Administração do CEFET-MG se destaca em indicadores do Inep

Wed Mar 08 17:54:00 BRT 2017

O CEFET-MG ficou entre os oito cursos de Administração do país com a nota máxima, 5; Em 2012, o curso já havia recebido nota 5

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou hoje (8) os Indicadores de Qualidade da Educação Superior 2015. O Instituto avaliou cursos e instituições em três indicadores: Conceito Enade, Conceito Preliminar de Curso (CPC) e Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC) – todos relacionados às provas do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). A edição de 2015 da prova avaliou cursos de Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas e áreas afins.

No CEFET-MG, o único curso avaliado nesta edição foi Administração, que recebeu nota 5 no Conceito Enade, além de nota 4 tanto no CPC quanto no IGC. Todos os conceitos são avaliados entre 1 e 5. Para a coordenadora do curso, professora Vera Martins, “obter a nota máxima na avaliação do ENADE, no ano em que o curso completa 10 anos, vem coroar os discentes (em especial os alunos que participaram do exame), bem como os docentes, servidores e diretoria do CEFET-MG, que sempre apoiaram o Departamento de Ciências Sociais Aplicadas em todos os seus desafios”. A professora lembra que o curso já havia sido avaliado com a nota 5 em 2012, mas destaca que o resultado neste ano foi ainda superior: o CEFET-MG ficou entre os oito cursos de Administração do país com a nota máxima.

Entenda os conceitos

O Conceito Enade é um indicador de qualidade calculado a partir dos desempenhos dos estudantes concluintes dos cursos de graduação no Enade. O indicador é resultante da média ponderada da nota padronizada dos concluintes na prova de Formação Geral e na de Conhecimento Específico.

O Conceito Preliminar de Curso (CPC) é um indicador de qualidade que agrega diferentes variáveis: resultados da avaliação de desempenho de estudantes, ou seja, o Conceito Enade; titulação e regime de trabalho do corpo docente; percepções dos estudantes sobre a organização didático-pedagógica, infraestrutura e as oportunidades de ampliação da formação acadêmica e profissional.

O Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC) considera a média dos CPC dos cursos avaliados da instituição, no triênio de referência, ponderada pelo número de matrículas, além da média dos conceitos da avaliação trienal da Capes dos programas de pós-graduação stricto sensu, ponderada pelo número de matrículas.

Secretaria de Comunicação Social / CEFET-MG
Com informações da Assessoria de Comunicação Social / Inep

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