LogoUT

MEC premia experiências de combate ao Aedes aegypti e de inovação

Fri Aug 26 14:26:00 BRT 2016

O Ministério da Educação (MEC) está com as inscrições abertas de dois concursos que visam estimular o desenvolvimento e o intercâmbio de idéias: “Desafio da Educação ZikaZero”e “Desafio da Educação Profissional e Tecnológica”. O primeiro objetiva premiar as melhores propostas de ação e relatos de experiências positivas sobre o enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti e à microcefalia. Já o “Desafio da Educação Profissional e Tecnológica” premiará os que promovem a inovação na educação profissional e tecnológica. Estudantes, profissionais e demais interessados podem participar de ambos.

Os prêmios podem chegar a R$ 2 mil, na categoria individual; e R$ 25 mil, na categoria de curso ou instituição indicada. Podem concorrer escolas públicas estaduais e municipais do país e cursos de graduação e técnicos de universidades federais, institutos federais de educação, ciência e tecnologia e CEFETs.

Para o “Desafio da Educação ZikaZero”, os competidores precisam apresentar propostas que possam contribuir com estratégias ou ferramentas para o combate ao mosquito. As inscrições se encerram no dia 14 de setembro, às 16h.

No concurso “Desafio da Educação Profissional e Tecnológica”, os inscritos podem contribuir com dez temas, que serão divididos em três rodadas. Na primeira rodada, os temas avaliados são: construir mecanismos de integração entre o ensino médio e o ensino técnico e profissional; encorajar o acesso, permanência e êxito de estudantes na educação profissional e tecnológica para inclusão socioprodutiva; e aprimorar a formação de professores e gestores do ensino profissional e tecnológico. As inscrições terminam no dia 27 de setembro, às 16h.

Para participar, basta ter acesso à plataforma virtual de cada prêmio. Os participantes devem indicar, para fins de premiação, um curso técnico ou de graduação de instituto federal, universidade federal ou escola pública estadual ou municipal.


As sugestões cadastradas nas plataformas dos concursos ficarão disponíveis para avaliação popular. Será gerado um ranking com os primeiros colocados, classificados por critérios como o somatório de pontos e o engajamento com o tema.


Plataforma do Desafio da Educação Profissional e Tecnológica
Plataforma do Desafio da Educação ZikaZero

 

Secretaria de Comunicação Social / CEFET-MG

com informações do MEC