:: Ex-aluno do CEFET-MG foi aprovado no Massachusetts Institute of Techonology (MIT) ::
Data de Publicação: 18/03/2011
Diminuir tamanho da fonte Aumentar tamanho da fonte Impressão do conteúdo somente com fundo branco Enviar esta página por email Cor da fonte branca com fundo preto Cor da fonte preta com fundo branco

O ex-aluno do curso técnico de Mecânica do CEFET-MG e inventor de um motor supersônico Rafael Gazzin conquistou uma vaga no Massachusetts Institute of Techonology (MIT), a melhor escola de engenharia do mundo. Ele cursará, nos próximos quatro anos, a graduação em Engenharia Aeroespacial. Para complementar a formação, fará também um curso secundário voltado para a área de negócios.

motor_gazzin
Rafael Gazzin apresentou o projeto em várias feiras tecnológicas

Dos candidatos estrangeiros inscritos no processo seletivo, apenas 2,5% são aprovados. Para obter a vaga, Gazzin precisou passar por várias etapas, incluindo entrevista, apresentação de uma carta de recomendação, redação sobre sua personalidade e provas de inglês, matemática e física. “As provas foram a etapa mais difícil, pois a pontuação mínima deveria ser bem alta, por volta de 95%”, avaliou.

premio_rafael

O estudante com os orientadores Maria Celeste Monteiro e Caio Motta

O estudante, que foi convidado por um representante do MIT no Brasil para participar da seleção, tornou-se conhecido pela criação de um motor supersônico menos poluente e com custo de produção menor que os atuais, projetado para ser utilizado em concordes, aviões militares e mísseis balísticos de lançamento de satélites.
 
O projeto foi desenvolvido sob orientação dos professores do CEFET-MG Maria Celeste Monteiro e  Caio Júlio Motta. Entre 2007 e 2009, o motor supersônico recebeu 19 premiações, incluindo o 3º lugar na categoria “Electrical and Mechanical Engineering” da maior feira internacional pré-universitária do mundo, a Intel Internacional Science and Engineering Fair (Intel-Isef).
 

“Esse projeto foi fundamental para eu conseguir a vaga no MIT, pois ele me deu visibilidade internacional”, afirmou Gazzin. O estudante parte em agosto para Cambridge, região metropolitana de Boston, onde está situado o MIT e também a Universidade de Harvard. Ele receberá uma ajuda de custo da instituição e se hospedará na moradia do MIT.

Assessoria de Comunicação Social / CEFET-MG



Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
Av. Amazonas 5253 - Nova Suiça - Belo Horizonte - MG - Brasil CEP: 30.421-169
Telefone: +55 (31) 3319-7000

Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2014
Desenvolvimento: DRI/CEFET-MG