:: Curso de Libras é vinculado ao Departamento de Linguagem e Tecnologia ::
Data de Publicação: 14/05/2009
Diminuir tamanho da fonte Aumentar tamanho da fonte Impressão do conteúdo somente com fundo branco Enviar esta página por email Cor da fonte branca com fundo preto Cor da fonte preta com fundo branco

  

Iniciado em junho de 2008, em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o curso de Letras/Libras agora é vinculado ao Departamento de Linguagem e Tecnologia. do CEFET-MG A principal proposta é que todas as ações ligadas a Libras dentro da instituição passem pelo Departamento.

A primeira atuação administrativa mais efetiva é a formação da banca examinadora para processo seletivo de professor substituto com graduação em Letras e especialização ou proficiência em Libras. O novo professor a ser contratado dará suporte ao curso de língua de sinais e também irá atuar junto ao departamento, com possibilidades de cursos e projetos de pesquisa associados à área.

Libras e Depto. de Linguagem 001_ed

Banca examinadora composta pela intérprete Sônia Marta, e pelos professores Rodrigo Malta, Vera Lúcia e Giani Silva.

 

A professora Vera Lúcia de Souza e Lima, Coordenadora do Curso de Graduação Letras/Libras, avalia de forma positiva a qualidade da equipe de examinadores. “Estamos com uma banca extremamente inclusiva e multidisciplinar, que atende a todos os princípios da inclusão. Estamos muito felizes por isso”. A banca é composta ainda pela Profª. Giani David Silva, Chefe do Departamento de Linguagem e Tecnologia, pelo Prof. Rodrigo Malta Rocha, da disciplina de Libras da PUC Minas, e por Sônia Marta de Oliveira, intérprete do curso.

 

De acordo com o professor Rodrigo, que é também aluno de Letras/Libras com habilitação em licenciatura no CEFET-MG, os deficientes auditivos estão vendo com otimismo o projeto desenvolvido pelo CEFET-MG em parceria com a UFSC, uma vez que, anteriormente,  já tiveram várias portas fechadas em instituições superiores. “Agora já estamos começando a atuar em cursos superiores. Queremos difundir a língua de sinais”, concluiu.

 

A intérprete Sônia Marta salienta que o número de deficientes auditivos nas universidades cresceu consideravelmente nos últimos 10 anos. Para ela, ações como essa que o CEFET-MG desenvolve são de grande importância para a inclusão social. “Dar a Libras o status de uma Língua como outra qualquer é um grande reconhecimento. O CEFET-MG abriu as portas, os deficientes auditivos entraram e vão ficar”.

Assessoria de Comunicação/CEFET-MG



Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
Av. Amazonas 5253 - Nova Suiça - Belo Horizonte - MG - Brasil CEP: 30.421-169
Telefone: +55 (31) 3319-7000

Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2014
Desenvolvimento: DRI/CEFET-MG